13 Set

Setembro: um mês, tantos festivais

O regresso das férias pode ser um pouco menos doloroso graças aos festivais que animam Lisboa ao longo do mês de Setembro, isto tudo depois do marasmo que é habitualmente o mês de Agosto no que toca a estas lides festivaleiras. Lisboa Soa, Queer, Lumina, Chapéus na Rua: todos acontecem este mês.

É uma verdadeira rentrée de festivais, com direito a tudo o que a cidade precisa para voltar a entrar no ritmo frenético: cinema, fado, teatro, cerveja, dança ou gastronomia. Não perca o fio à meada e siga as nossas sugestões.

Lisboa Soa

Avenida da Liberdade/Príncipe Real | 20 a 23 de setembro de 2018

A água é o elemento chave desta edição do Lisboa Soa, não decorresse o evento nas grandes instituições que fazem jus ao elemento, como é o caso da Mãe d’Água das Amoreiras ou da Galeria do Loreto. O Lisboa Soa junta residências artísticas, concertos aquáticos, passeios sonoros e até workshops para aprender a construir microfones. Ponha-se à escuta e não se molhe.

Festival ‘Estes Romanos Estão Loucos’

Lisboa – 14 a 16 de setembro de 2018

Bem sabemos que Verão é quase sempre sinónimo de eventos ao ar livre e de viver a vida a céu aberto, e isto inclui os museus que saem das suas quatro paredes em direcção à rua. Durante três dias, o Museu de Lisboa-Teatro Romano convida todos os lisboetas a melhor conhecerem os seus antepassados olisiponenses, tudo através de actividades para toda a família que se repartem entre o sítio arqueológico do teatro romano, o museu e as suas ruas envolvente e até um saltinho ao Castelo S.Jorge. Estão programadas visitas às mais recentes descobertas do Teatro Romano, projecção de um documentário que mostra o impacto das escavações 220 depois, espectáculos de dança da Grécia e Roma Antigas, e várias oficinas criativas para os mais novos. Pode consultar a programação completa aqui.

 

Festival Iminente

Benfica/Monsanto | 21 a 23 de setembro de 2018

Está na iminência de acontecer. O Iminente, festival de música e arte urbana, está de volta e muda de casa nesta edição – deixa o Jardim Municipal de Oeiras para aterrar no Panorâmico de Monsanto. E vai acontecer o mesmo de sempre: os concertos vão casar com as intervenções artísticas. O festival surgiu em 2016 com Vhils a comandar as tropas e assim continua, agora com co-organização da Câmara Municipal, da Galeria Underdogs, da Enchufada, da Príncipe e da Versus. E é com a ajuda destas editoras que a magia nos palcos acontece: há Conan Osiris, Dengue Dengue Dengue, Omar Souleyman, Valete, Fogo Fogo, Marta Ren & The Groovelvets, Norberto Lobo ou Gisela João. Quanto à arte, ela vai continuar a ocupar espaço, ou melhor, a integrar-se entre arvoredos e penedos de Monsanto. Vhils, André Saraiva,  a dupla Pichiavo, Ricardo Jacinto, Sónia Balacó, João Louro, Boris Chimp 504, Francisco Vidal ou ±maismenos± são alguns dos nomes que vão marcar presença no festival.

 

Chapéus na Rua

Intendente | até 16 de setembro de 2016

Conhecido como Lisbon Busking Festival, vem promover a arte de rua (o conceito de busking passa pela prática de presentear o público com uma actuação, cabendo a este retribuir com um valor) e a si basta-lhe aparecer. Do Largo do Intendente ao Chapitô, o Chapéus na Rua traz de volta artistas de circo, malabaristas, acrobatas, estátuas vivas, dança e teatro.

FNAC Live

Avenida da Liberdade | 21 e 22 de setembro

O festival Fnac Live regressa nos dias 21 e 22 de Setembro. Da Chick é o maior nome avançado para o primeiro dia. Além dela, actuam Benjamim e Barnaby Keen, Madrepaz, Enes, Beni Mizrahi e DJ Glue. Será também exibido o filme Hip to da Hop, de António Freitas e Fábio Silva. Os PAUS, que este ano editaram o álbum Madeira, são os cabeças de cartaz do segundo dia. Estão ainda confirmados os Feromona, Filipe Sambado, Sardinhas Com Bigodes, Mazarin, Mystic Fyah, Haema e DJ Carlos Manaça.

Entrada Livre

Santa Maria Maior | 15 e 16 de setembro de 2018

O nome diz quase tudo. São dois dias de Entrada Livre no D. Maria II, que terá espectáculos para todas as idades, leituras, exposições e um concerto dos Clã na varanda. Pode assistir à peça À Espera de Godot, de David Pereira Bastos, Teatro, de Pascal Rambert ou Perigo Feliz, da École des Maîtres dirigido por Tiago Rodrigues.

Festival Cioff® Culturas Mediterrânicas

Alvalade | até 16 de setembro de 2018

Danças, música, artesanato, gastronomia, exposições e oficinas, tudo num encontro de culturas e países do Mediterrâneo. São mais de 400 artistas de 12 países e mais de 40 grupos tradicionais portugueses que vêm garantir uma aliança mediterrânica, juntando à equação concertos e um ciclo de cinema.

Lisbon Beer Week

Lisboa – 15 a 22 de setembro 2018

De copo cheio e a par das melhores cervejas artesanais que se fazem por terras lusas, o Lisbon Beer Week aterra na cidade a partir de dia 15 e decorre até dia 23 de Setembro. O bilhete equivale a um copo reutilizável que pode usar durante todos os dias do festival, sendo que o restante consumo fica por sua conta. O programa do Lisbon Beer Week inclui a Rota das Cervejas, menus especiais em restaurantes da cidade e a Beer Mile (dia 22), uma prova que acontece no Campo Pequeno onde os participantes percorrem uma milha e fazem pausas para beber. A programação com as cervejeiras participantes será anunciada em breve no site do festival.

Lumina’18

Cascais – 21 a 23 de setembro 2018

Se quer ver Cascais todo iluminado guarde espaço na agenda nestes dias. O Lumina Festival da Luz está de regresso às ruas cascaenses que se vão encher de instalações de luz artísticas, projectos interactivos e vídeo mappings imersivos. Este ano, o festival tem a Polónia como país convidado e faz-se sob o mote Cores e Formas, celebradas por reconhecidos artistas nacionais e internacionais que guiam o público ao longo de um percurso dinâmico de experiências sensoriais. Pela primeira vez, o Lumina terá um palco na Marina de Cascais dedicado a obras de carácter experimental, o Lumina X.

Santa Casa Alfama

Alfama | 28 e 29 de setembro 2018

O festival de fado de Alfama agora chama-se Santa Casa Alfama e este ano acontece um pouco mais tarde, mas de resto continua tudo mais ou menos na mesma. Com dezenas de fadistas encartados e um ou outro nome que transcende o género (ou existe completamente à parte), casos de Dulce Pontes, Paulo de Carvalho ou João Pedro Pais.

Queer Lisboa 2018

Avenida da Liberdade | 14 a 22 de setembro

A edição do Festival Internacional de Cinema Queer acontece entre 14 e 22 de Setembro e saltita entre o Cinema São Jorge e a Cinemateca, com um programa multidisciplinar dedicado à temática do VIH/sida. A 22.ª edição do festival tem sessão de abertura com um filme do português Gabriel Abrantes, Diamantino, premiado em Cannes e fecha com documentário Bixa Travesty sobre Linn da Quebrada, activista queer, realizado por por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, e que venceu o prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale. Pode ainda contar com a estreia nacional do documentário George Michael: Freedom – Director’s Cut, de George Michael e David Austin.

 

Fonte: TimeOut

×