8 Ago

O melhor de Lisboa

As 10 Grandes Atrações de Lisboa

1 | Mosteiro dos Jerónimos

A extraordinária pedra esculpida nos claustros deste mosteiro glorifica os tempos em que o Ocidente e o Oriente se encontraram, e o homem que conseguiu aproximar esses mundos — Vasco da Gama — encontra-se sepultado no interior da igreja.

 

2 | Torre de Belém

O ex-libris de Lisboa parece um pequeno castelo saído de um conto de fadas. É uma joia arquitetónica da época dos Descobrimentos, agora classificada como Património Mundial.


 

3 | Castelo de São Jorge

O castelo de São Jorge situa-se no topo da colina mais alta da cidade, e oferece uma das vistas mais deslumbrantes de Lisboa e do Tejo. Parte ruína, parte restaurado, é uma imagem romântica que se mantém há um milénio.

 

4 | Museu Calouste Gulbenkian

Por colecionar “apenas o melhor”, Calouste Gulbenkian criou a que é reconhecida como uma das melhores coleções privadas do mundo. Tudo o que se vê é uma obra prima, desde as pinturas de mestres como Rembrandt e Rubens, às joias Lalique, a arte egípcia e greco-romana.

 

5 | Museu Nacional de Arte Antiga

A história dos primeiros contactos entre o Velho e o Novo Mundo, e do intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente, é contada através das obras de arte na galeria nacional de Portugal.

 

6 | Parque das Nações

Arquitetura de Calatrava e de Álvaro Siza Vieira, ao lado de outros edifícios imponentes de arquitetos menos conhecidos, com o Tejo e uma das maiores pontes do mundo como pano de fundo.

 

7 | Museu Coleção Berardo

Todos os movimentos da arte moderna estão representados nesta aclamada coleção, que inclui obras de Andy Warhol, Picasso, Francis Bacon, Dali e Paula Rego, entre outros grandes artistas.

 

8 | Museu do Design e da Moda

Mesmo quem não é grande apreciador de design e de moda irá querer ver a fantástica coleção deste museu, que é um passeio fascinante pela história da cultura pop. Ao lado de pequenas peças e de modas de outros tempos encontra-se a criatividade contemporânea dos designers mais consagrados do mundo.

 

9 | Convento da Madre de Deus

Um magnífico convento do século XVI é agora um museu único no mundo apresentando a arte do azulejo. Original das culturas mediterrânicas, a azulejaria é a arte nacional de Portugal, e este museu é uma das atrações mais singulares do país.

 

10 | Sintra

O primeiro grande centro do romantismo europeu encontra-se mesmo ao lado de Lisboa. Sintra é uma vila magicamente verde, preenchida por fantásticos palácios e por um ambiente único, que levou a UNESCO a classificá-la como Património Mundial.

 

As 5 Experiências Mais Memoráveis

Miradouros


Como se as encantadoras ruas de Lisboa já não fossem suficientemente sedutoras, elas muitas vezes levam-nos ao topo de colinas que forçam uma pausa para admirar as vistas dos seus miradouros. Observada de cima, a beleza da cidade apresenta-se de uma forma que leva qualquer um a concluir que esta é verdadeiramente uma das mais belas cidades do mundo.

 

Passeios Vintage

Os eléctricos antigos que percorrem as ruas estreitas de Lisboa são verdadeiras viagens no tempo, mas outros passeios “vintage” são os emblemáticos elevadores que sobem as colinas, oferecendo uma encantadora experiência autênticamente lisboeta.

 

Descobertas Douradas

O primeiro império global, criado por Portugal, e a riqueza derivada do ouro do Brasil e do comércio de especiarias com o Oriente, possibilitou uma extraordinária arte barroca em Lisboa. Descubra-a por trás de fachadas que enganam com a sua simplicidade, como as igrejas de São Roque e de Santa Catarina, e no Museu dos Coches.

 

Fado

Quando bem cantado de alma e coração, o fado (classificado como património mundial da UNESCO) pode ser uma experiência que arrepia de emoção. Evite os locais mais turísticos, e desfrute de uma noite descontraída a média luz, entre comida, bebida e muita alma.

 

Bairro Alto & Cais do Sodré

Lisboa sai à rua ao final do dia, até ao Bairro Alto e Cais do Sodré. Começa com um jantar tardio e percorre os bares pela noite dentro, misturando tribos diferentes, de lisboetas e de turistas, de todas as idades e estilos de vida, reunidos para conversas e copos ao ar livre, criando uma festa de rua improvisada todas as sextas-feiras e sábados.

 

FonteLisbon Lux

×