MAAT celebra três anos com visitas, oficinas e concerto de Legendary Tigerman
O dia 5 de Outubro não celebra apenas a Implantação da República – o MAAT faz anos nessa data e para comemorar o seu terceiro aniversário terá um fim-de-semana de portas abertas com visitas às exposições, oficinas para a família e até um concerto de Legendary Tigerman. Tudo entre 4 e 6 de Outubro e de entrada gratuita.
O museu, que recentemente viu Beatrice Leanza assumir o cargo de diretora, apaga as velas com festa rija e com horário alargado na sexta e sábado até às 21:00. A celebração arranca logo na sexta-feira, dia 4, com um concerto de Legendary Tigerman às 19:00, na Sala dos Geradores. Os bilhetes são levantados no próprio dia entre as 17:00 e as 19:00, sendo que a sala é limitada a 250 pessoas.
Ainda no dia 4, o MAAT recebe quatro novas exposições para poder visitar gratuitamente ao longo dos dias de festa. A artista Angela Bulloch concebeu uma instalação site specific para a Galeria Oval do museu – “Anima Vectorias” é um projecto de trabalhos de vídeo com animações 3D e dispositivos de realidade virtual (até 20 de Abril de 2020). A propósito da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o MAAT recebe a mostra “Economia de Meios” (até 13 de Janeiro de 2020).
João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira pensaram “Ama como a Estrada Começa” (até 20 de Abril de 2020) para a Project Room, uma reflexão sobre espaços de controlo e dissidência dos corpos. “Dreamers Never Learn” de Vasco Barata transforma o espaço expositivo numa instalação em que os visitantes são imersos num ambiente urbano semi-abandonado (até 27 de janeiro de 2020).
No dia 5, o dia do aniversário, as festividades começam mais cedo com uma oficina para famílias de construção de carrinhos solares (11:30), seguida de uma visita à exposição “Playmode”, às 12:00. Às 15:00, está programada uma visita pela central eléctrica, o chamado Percurso Monumental, e logo depois decorre uma sessão que estará nas mãos da Oficina do Cego (15:30).
Entre as 16:00 e as 18:00, acontece o Festival de Curtas Metragens sobre Arquitectura e, logo a seguir, Alice Joana Gonçalves e Daddy G. estão responsáveis por uma live performance entre as 17:00 e as 19:00. O dia fecha com um cine-concerto de Legendary Tigerman do filme How to Become Nothing, de Pedro Maia, seguido de uma conversa com o músico, com Rita Lino e José Pedro Cortes (19:00).
O dia 6 de Outubro começa com uma sessão de conto das Estórias com Asas “E Se, de Repente Tudo Fosse ao Contrário?” (11:00) e à tarde pode levar os miúdos consigo à oficina Não Acordes o Dragão, na Central Tejo (15:00). A propósito da exposição “Playmode”, às 15:30 decorre uma oficina criativa acerca da mostra.
Mais tarde, às 16:00, a artista Isabel Costa leva avante a performance Salão para o Século XXI, ao mesmo tempo que os visitantes são desafiados a conhecerem as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público numa visita chamada Percurso Secreto (16:00). Para as 16:30 está agendada uma visita orientada à exposição “Anima Vectorias”, de Angela Bulloch.
O fim-de-semana termina em apoteose com uma edição especial do Out Jazz, a partir das 17:00, com um belo pôr-do-sol à beira-rio.
As entradas no museu são gratuitas ao longo dos três dias, sendo que para as actividades terá de se inscrever, no próprio dia, por ordem de chegada.
Fonte: Time Out Lisboa
