As Festas de Lisboa estão a começar – e estas são as sete coisas a não perder
Já chegou o mês de junho, o mês de andar por aí na cidade, entre arraiais, muita música e sardinha assada. A programação das Festas de Lisboa é para todos, é grátis e estes são os sete momentos a não perder
1. Exposição ‘Você Não Está Aqui’
A exposição de Bruno Portela vem a propósito dos 20 anos da Expo ‘98, que se celebram em 2018, e reúne 78 fotografias, em grande escala, daquela zona oriental de Lisboa antes da grande transformação urbana. Inaugura no próximo dia 9 e, até 30 de setembro, vai ser possível ver sete núcleos: Torre Galp, Oceanário, Pavilhão de Portugal, Centro Comercial Vasco da Gama, Pavilhão Atlântico, Torre Vasco da Gama e Ponte Vasco da Gama. No primeiro domingo de cada mês, sempre às 10 e 30, há visitas guiadas.
2. Trezena para Santo António
São um conjunto de 12 concertos, numa lógica inspirada na tradição das trezenas para Santo António, orações que antecediam todos os dias até ao 13 de junho. Ora no Museu de Lisboa – Santo António, ora na Igreja de Santo António, vão atuar artistas como Márcia, António Chaínho e Marta Dias, Mafalda Arnauth ou Ana Free. Já a partir desta sexta, 1, e até ao dia 12.
3. Geração Gulbenkian
É o regresso da Orquestra Gulbenkian ao Terreiro do Paço. Este sábado, 2, a partir das 19 e 30, a orquestra atuará acompanhada de outra orquestra, a Orquestra Geração, que se tem destacado por ensinar música a crianças e jovens mais desfavorecidos. Juntas, vão interpretar grandes composições que evocam a guerra e os feitos históricos do passado: da Abertura 1812, de Tchaikovsky, à Guerra das Estrelas, de John Williams.
4. Lisboa Mistura
Continua o Lisboa Mistura, organizado pela associação Sons da Lusofonia, e sempre a tirar partido da ligação entre as várias culturas. Nos próximos dias 8, 9 e 10, a partir do final da tarde, haverá ritmos brasileiros, portugueses, angolanos, cabo verdianos e outros num dos melhores cenários de Lisboa: em frente ao Tejo, na Ribeira das Naus. Haverá também street food, para compor o ambiente.
5. Fado no Castelo
Prossegue também o Fado no Castelo, com três fadistas a atuarem no Castelo de São Jorge. O primeiro concerto acontece no dia 14, tem Carlos do Carmo como cabeça de cartaz e António Serrano como convidado. O segundo decorre no dia 15, Carminho dá o mote e chama Filipe Monteiro para lhe fazer companhia. No dia seguinte, a 16, Camané sobe ao palco com Laurent Filipe. Sempre às 22 horas, com levantamento do bilhete a partir das 20 horas.
6. Exposição ‘Salvem a Sardinha!’
A concurso, este ano, estiveram quase quatro mil sardinhas, vindas de todo o mundo. Bordalo II, Catarina Sobral, Joana Cruz e Jorge Silva integraram o júri que, depois, selecionou as cinco sardinhas vencedoras. Salvem a Sardinha!, que estará patente de 1 a 30 de junho na Galeria Millennium, na Rua Augusta, é o resultado dessa enorme pescaria. Integrados na exposição, estão ainda um conjunto de ateliês, para crianças e adultos, com Alberto Faria, Bernardo Carvalho, Catarina Sobral, Madalena Matoso, Maria Remédio, Nuno Saraiva e Susana Carvalhinhos.
7. ‘Refavela 40’
O encerramento das Festas de Lisboa far-se-á, como habitualmente, no Jardim da Torre de Belém. No dia 30, a partir das 22 horas, Gilberto Gil apresentará o espetáculo Refavela, criado pelo seu filho, o músico e produtor Bem Gil, para comemorar os 40 anos do disco homónimo. Participam ainda a cabo-verdiana Mayra Andrade e a italiana Chiara Civello.
Festas de Lisboa > 1-30 jun > grátis
Fonte: Visão